Salmito Campos

Narcisismo x Transtorno de Personalidade Narcisista

A palavra “narcisismo” deriva do grego de “narke”, que significa “entorpecido” ou “dormência”, e que também é a raiz da palavra “narcótico”. Esta raiz pode estar relacionada com a ideia de uma certa “dormência” ou “desligamento” do mundo real, focando-se apenas na própria imagem.
O termo “narcisismo” tem origem no mito grego de Narciso, que se apaixonou por sua própria imagem no rio e morreu por causa disso. O mito ilustra a obsessão por si mesmo e a falta de empatia que caracterizam o narcisismo.
Na mitologia grega, Narciso morreu por afogamento ou de desgosto ao tentar alcançar sua própria imagem refletida num lago, onde se apaixonara perdidamente por ela. Há também versões que mencionam que ele definhou devido à sua obsessão pela própria beleza.
O narcisismo é um traço de personalidade caracterizado por uma grande auto estima e um amor excessivo por si mesmo, acompanhado de uma busca constante por atenção e admiração dos outros. Esta característica, em alguns casos, pode evoluir para o Transtorno de Personalidade Narcisista, uma condição psiquiátrica mais grave.
Elementos do Narcisismo:
Grandiosidade: Acreditar ser superior aos outros, possuir talentos únicos ou ser especial; Necessidade de Adulação: Buscar constantemente a admiração e elogios dos outros para alimentar a auto estima; Falta de Empatia: Dificuldade em compreender e compartilhar os sentimentos dos outros; Exploração Interpessoal: Usar os outros para se beneficiar, sem se importar com as necessidades deles; Sensação de Direito: Acreditar que merece privilégios e tratamento especial; Arrogância e Orgulho: Exibir atitudes e comportamentos arrogantes, demonstrando superioridade.
Narcisismo x Transtorno de Personalidade Narcisista:
Narcisismo: Refere-se a um traço de personalidade, podendo ser mais ou menos pronunciado em diferentes indivíduos.
Transtorno de Personalidade Narcisista: É uma condição psiquiátrica diagnosticada por um profissional de saúde mental, envolvendo um padrão persistente de comportamento narcisista que afeta a vida da pessoa e seus relacionamentos. (IA).
“O transtorno de personalidade narcisista, é um transtorno que influencia diretamente no comportamento do indivíduo e também nas suas relações sociais. Muitas vezes esse problema não é detectado pelas pessoas do senso comum. Que podem se precipitar pensando que é somente um traço da personalidade daquela pessoa, fazendo com que a patologia do narcisismo não tenha a chance de ser tratada.
O narcisismo traz uma situação adversa e curiosa sobre quem o possui, pois é difícil para os mesmos sentirem empatia, pois suas relações sociais não têm relevância para ele, acabando muitas vezes por se sentirem felizes colocando toda a sua atenção e admiração em si mesmo.
Este problema atinge somente 1% da população. Mas, quando se olha mais de perto o problema, a relação com um narcisista pode ocasionar grandes traumas, caso não seja identificado e tratado.
Os narcisistas sempre vão ser pessoas difíceis de lidar uma vez que tentam tirar vantagem dos outros para se autopromover, além de depreciar outras pessoas alegando que a sua importância deve ser mais valorizada. As pessoas que sofrem de transtorno narcisista podem se apresentar em ambientes de trabalho muitas vezes ligadas a cargos superiores, pessoas com necessidade de admiração e atenção, além de superioridade e sempre querer ter privilégios”. (gruporecanto.com.br/blog/narcisismo).
“Em resumo, o narcisismo, tanto no sentido literal do mito como no sentido psicológico, representa a obsessão pela própria imagem, vaidade e falta de empatia pelos outros”. (IA).
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *