Em Santana do Acaraú, comunidade paroquial participa de Festa em honra a Senhora Sant’Ana
A comunidade paroquial do município de Santana do Acaraú localizada a 37km de Sobral, celebrou de 16 a 26 de julho, a festa da padroeira, Senhora Sant’Ana, avó de Jesus. O tema deste ano foi: “Senhor, ensina-nos a rezar”. (Lc 11, 1), já em preparação para o jubileu paroquial em alusão aos 400 anos da paróquia que será em 2026.
Santa Ana ou Sant’Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Sobre ela, porém, há poucos dados biográficos. As referências que chegaram até nós sobre os pais de Maria foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais.
A mesma era casada com Joaquim e através de constantes orações de seu esposo, Deus concebeu ao casal uma filha. Segundo a tradição cristã, no dia 8 de setembro do ano 20 a. C., Santa Ana deu à luz uma linda menina. A vergonha tinha ficado para trás. E daquela que todos diziam ser estéril nasceu Nossa Senhora, a mãe do Salvador. Os avós de Jesus são de fundamental importância na História da Salvação. Não só pelo nascimento de Maria, mas também pela formação que deram à futura Mãe do Salvador.
Inúmeros sacerdotes contribuíram a cada dia com a espiritualidade durante os novenários e Santa Missa. Na quinta noite, em 21 de julho (domingo), foi a vez do bispo diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos presidir a celebração eucarística, que contou com a concelebração do pároco, Pe. Júnior Melo e auxílio dos diáconos permanentes, José Gerardo e Carneiro Júnior.
A festa do padroeiro é sempre um momento muito significativo, as famílias se dividem para acolher os amigos e parentes que chegam de longe para vivenciar esse momento de fé e devoção. Sobretudo, é um rico momento de catequese espiritual. No 16º Domingo do Tempo Comum, as leituras relembram a missão do pastor e o rebanho.
Na homilia, Dom Vasconcelos mencionou a missão do bom pastor. “Amados irmãos e irmãs, toda a profecia do antigo testamento se realiza na pessoa de Jesus Cristo, porque é ele verdadeiramente o bom pastor. Ele se apresenta como o bom pastor, aquele que é capaz de dar a vida por suas ovelhas, e foi isso que ele fez por seu rebanho. Em Cristo, todos somos irmãos, nos tornamos uma só pessoa e todos nós somos a igreja, una, santa e católica. O senhor nos alimenta com o seu corpo e sangue, a eucaristia. Ela é a fonte e o ápice de toda a vida da igreja, e lá encontramos Jesus, o bom pastor”, disse.
A cada dia, inúmeras famílias eram sorteadas para levar a imagem de Santa Ana para suas residências. Na ocasião, foi a vez de Dom Vasconcelos conceder a benção e a entrega das imagens, sobretudo, partilhar deste momento breve de convivência e fraternidade.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana