Reaberto Museu da Imagem e do Som
Ocorreu, dia 31 de março, a reabertura do Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque, na avenida Barão de Studart, em Fortaleza. O local passou por reformas e restauros. Além disso, também ganhou um prédio de cinco andares como anexo.
O equipamento cultural conta com espaços expositivos, biblioteca física e digital, sala multiuso, auditório, laboratórios de restauro e digitalização do acervo, reserva técnica, estúdios de fotografia, ilhas de edição e sala imersiva com projetos para instalações multimídias

Complexo Estação das Artes Belchior
O Complexo Cultural Estação das Artes Belchior foi inaugurado no dia 30 de março, em Fortaleza. Estiveram presentes o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela e o secretário da Cultura Fabiano Piúba. O complexo terá uma programação formativa semanal.
Ocupando a área da antiga Estação João Felipe e entorno, o local reúne a Pinacoteca, o Centro de Gastronomia e Cultura Alimentar, o Centro de Design, o Mercado Criativo do Ceará e as sedes da Secretaria da Cultura e do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico.

I’Music em Fortaleza no mês de julho
Foto – Divulgação/DN
Os Paralamas do Sucesso, Seu Jorge e Alexandre Pires, Vanessa da Mata
O I’Music volta ao calendário cultural de Fortaleza e a organização do evento divulgou as datas e atrações deste ano. Os shows serão realizados nos dias 1, 2 e 3 de julho e prometem um encontro do público cearense com as estrelas da MPB e do rock nacional.
A programação, destaque para diferentes gerações, terá Biquini Cavadão, Frejat, Os Paralamas do Sucesso, Marcelo Bonfá, Dado Villa Lobos, Jorge Ben Jor, Vanessa da Mata, Alexandre Pires e Seu Jorge. No dia 2 de abril haverá ação promocional de ingressos.

Abertas inscrições do Prêmio Jabuti
Responsável por reconhecer e divulgar a produção nacional, o Prêmio Jabuti recebe inscrições até 26 de maio para a sua 64ª edição, com homenagem a Semana de Arte Moderna. O Prêmio traz a escritora Sueli Carneiro como “Personalidade Literária” desse ano.
O vencedor da categoria “Livro no Ano” receberá uma estatueta e o valor de R$100 mil. Caso a obra seja uma coautoria, o valor é dividido após a dedução dos impostos legais. Os editores das publicações premiadas também são contemplados com a estatueta do Prêmio Jabuti.

Padre João, 56 anos de sacerdócio
Monsenhor João Batista Soares Frota completa 56 anos de sacerdócio. Ordenado em Roma, em 26 de março de 1966, ele desenvolve trabalho social, de promoção humana e evangelização na Diocese de Sobral. Em 2011, recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.
Missionário da solidariedade, Padre João, como é tratado por todos, também é escritor, com quatro livros publicados, com mensagens de paz: Marcos de Esperança (1995), Construindo o Amanhã (1997), Procurando as Pegadas de Jesus (2009/2016) e Recados (2018).

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública. Feliz e abençoado 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *