Edilson Silva

Bienal Internacional do Livro do Ceará
Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará ocorre entre 4 e 13 de abril no Centro de Eventos, em Fortaleza, com programação gratuita e 188 estandes para exposição e venda de obras.
O público poderá conferir mais de 100 mil títulos, produções nacionais e internacionais. Entre os destaques estão ações com as escritoras Luíza Romão, Aline Bei, Geni Nuñez e Andrea Del Fuego; momentos com autores como Jeferson Tenório, feira de cordel e roda de conversa.

Seleção de professor substituto na UFC
A Universidade Federal do Ceará divulgou o Edital nº 37/2025, referente à seleção de professores substitutos. São 23 vagas, distribuídas entre os campi da UFC localizados em Fortaleza, Sobral, Crateús, Itapajé, Quixadá e Russas. Inscrições tiveram início em 26 de março. Os setores de estudo e as titulações exigidas (graduação, mestrado ou doutorado) devem ser consultados no próprio edital, no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (progep.ufc.br), onde também estão disponibilizados todos os programas relacionados às vagas ofertadas.

Cordel sobre a trajetória de Belchior

Alberto Perdigão lança livro de cordel que reconta a vida e trajetória de Belchior
Um dos artistas mais relevantes do país, Belchior (1946-2017) marcou a cultura em todo o Brasil com sua trajetória. Vida do “rapaz latino-americano” é recontada no livro “Belchior – A construção de um mito na literatura de cordel”, lançado na noite de 28 de março, em Fortaleza.
Escrita pelo jornalista e pesquisador Alberto Perdigão, a obra narra a vida e carreira do músico a partir de folhetos de cordel. Com 19 escritos, o livro descreve “verdades e mentiras” sobre o artista a partir de pesquisas em biografias e crônicas, artigos acadêmicos e jornalísticos.

Vida e obra do multiartista Ednardo
Com carreira artística que ultrapassa cinco décadas, Ednardo lança “Ednardo – Papel, Pele & Pulso” (Aura Edições Musicais). Livro expõe diversas vertentes do multiartista cearense, consagrado na música brasileira e com uma rica produção nos mais diversos campos das artes. Em Fortaleza, serão dois momentos de lançamento. O primeiro, dia 15 de abril, às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, com conversa mediada por Luã Diógenes. O segundo, no Iate Clube no dia 17 de abril, data do aniversário do artista, celebrando seus 80 anos de vida.

Documentário gravado em Itapipoca
Busca por referências. Foi a partir dessa intenção primeira, há mais de 10 anos, que o cineasta Kiko Alves começou a construir caminho que desemboca no documentário “Um Lugar Chamado Aruanda”, um mergulho em memórias familiares e coletivas de pessoas negras.
Inspirado por acompanhar trajetória de vida da avó Georgina e ouvir causos partilhados por ela, o artista estreia na direção de longas-metragens com um projeto que destaca saberes, ancestralidades e registros de Itapipoca, onde ele nasceu e a família vive há gerações.

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *