Empossada nova Diretoria e Conselho da Academia Sobralense de Letras Jurídicas

0

Posse da nova Diretoria e Conselho da Academia Sobralense de Letras Jurídicas (Aslejur) aconteceu no Theatro São João.

Com a participação de Acadêmicos, autoridades, familiares e advogados, realizou-se a posse da nova Diretoria e Conselho da Academia Sobralense de Letras Jurídicas, Aslejur, no Theatro São José, na noite da quarta-feira, 21/08. O novo presidente da instituição é o Acadêmico José Inácio Linhares que sucede o fundador e primeiro presidente José Luís Lira que passou a ser o vice-presidente. Permanece na presidência de honra, o Acadêmico Rafael Ponte, função que estatutariamente é atribuída ao Presidente da OAB de Sobral, independente de eleição pelos Acadêmicos.
A solenidade foi aberta pelo então presidente, José Luís Lira, que compôs a mesa com o presidente de Honra, Rafael Ponte, presidente eleito, José Inácio Linhares, Procurador Geral do Município, Rodrigo Araújo, representando o prefeito Municipal de Sobral, Ivo Gomes, presidente da Academia Brasileira de Direito, Roberto Victor Pereira, coordenador do Curso de Direito da UVA, José Clito Carneiro, representando o Reitor da UVA, Fabianno Carvalho e representante da Academia Groairense de Letras, Raimundo Lira, representando a Presidente Edna Mendes. Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro o presidente passou a presidência ao presidente de honra, Rafael Ponte, para realizar seu discurso de despedida. O presidente iniciou sua fala com gratidão e destacou a confiança de um pai para com um padrinho ao passar a presidência ao Acadêmico José Inácio. Ao se lembrar fundador da Academia disse que tudo valeu a pena, até algum aborrecimento havido, e citou Horácio, um dos maiores poetas da Roma antiga, “Erigi um monumento mais perene que o bronze”. Na sequência, o presidente de honra, Rafael Ponte, deu posse à segunda diretoria e conselho da Aslejur, assim composta: Presidente

– José Inácio Linhares; Vice-Presidente – José Luís Lira; Secretário-Geral – Raphael Viana; Secretário – Pe. João Batista Nery; Tesoureiro Geral – Domingues Ponte; Tesoureiro – Gilberto Feijão. Conselho: Décio Pimentel; Ebe Pimentel; Victor Vasconcelos; Clodoveu Arruda e Neurimar Azevedo. Em seguida, Rafael Ponte fez seu pronunciamento apresentando algumas das realizações da diretoria, manifestando o apoio institucional da OAB à entidade, agradecendo a José Luís Lira por ter criado a Academia e desejando muito sucesso ao novo presidente, José Inácio Linhares. O Presidente da Academia Brasileira de Direito, Roberto Victor Pereira, lembrou de seu projeto de interiorização da Academia Brasileira e que essa interiorização se iniciou pelo Nordeste. Que estava muito feliz em vir a Sobral e propôs que o novo presidente fizesse uma consulta ao colégio de acadêmicos para aprovar o título de Presidente Emérito da instituição ao fundador, José Luís Lira. O Presidente José Inácio Linhares, agradeceu a Deus, primeiramente, aos pais, sua esposa, filhos, e ao já ex-presidente José Luís Lira. Relembrou sua trajetória de vida e se comprometeu em conduzir a Academia fincado nos valores éticos, moral e de bom funcionamento.
Com a execução do Hino de Sobral foi encerrada a solenidade prestigiada pelo mundo jurídico e pela sociedade sobralense.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *