Hospital do Coração de Sobral promove I Semana de Gestão Integrada

O evento integrou os colaboradores e disseminou a cultura da qualidade através de ações dinâmicas.
Com o serviço de Gestão da Qualidade instituído há dois anos, o Hospital do Coração de Sobral vem passando por grandes avanços, adotando estratégias e ações de forma coordenada e sistematizada com o objetivo de garantir a qualidade e segurança dos processos assistenciais. Com o intuito de integrar os colaboradores e disseminar a cultura da qualidade, de 8 a 12 de novembro a Instituição promoveu a I Semana de Gestão Integrada.
A abertura do evento contou com a palestra “Cultura de Segurança do Paciente em Instituições Hospitalares” ministrada pelo médico infectologista e diretor executivo do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), Dr. José Branco. O médico discorreu sobre o que é segurança do paciente e como se pode melhorar a qualidade da assistência à saúde quando se coloca o paciente no centro do cuidado. Em seguida, Dr. José Branco realizou uma visita à unidade e parabenizou o trabalho realizado pela direção em parceria com o Sistema de Gestão da Qualidade.
Os colaboradores também puderam participar do projeto “Leve Livro” que teve como intuito possibilitar a troca de livros entre os participantes. Na terça-feira (09/11), seis ciclos de melhorias instituídos no hospital foram selecionados para participarem de uma apresentação, na qual teve uma comissão avaliadora que elegeu os três melhores projetos da Instituição.
Nos dias 10 e 11 de novembro, foram realizadas a I Gincana Integrada e um Talk Show, respectivamente, com gestores da unidade hospitalar. As ações têm como objetivo socializar conhecimentos sobre gestão, sustentabilidade e segurança do paciente. Além disso, os três primeiros lugares da apresentação dos ciclos de melhoria e os três setores que mais realizaram notificações ao Núcleo de Segurança do Paciente nos últimos meses foram premiados.
Para finalizar a semana, nesta sexta-feira (12/11) os colaboradores participaram do circuito dos Protocolos Gerenciados – educação permanente sistêmica acerca dos protocolos gerenciados na instituição.
“É necessário que nós possamos transformar o que aprendemos aqui em ações, que isso gere resultados. A Gestão Integrada permite uma integração entre nossas unidades fazendo com que possamos enxergar a organização como um todo e buscar cada vez mais melhorias para nosso Complexo”, destacou o diretor-geral do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho.



