I EXPOCEJARTE PROFa. CECY CIALDINI
O dia 15 de abril foi definido como o Dia Mundial da Arte pela Associação Internacional de Arte (AIA). A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Leonardo da Vinci e foi comemorada pela primeira vez em 2012. Considerado um dos mais importantes artistas do período renascentista, da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, cientista e inventor, realizou consideráveis estudos de anatomia humana, escultura, óptica, matemática, arquitetura, engenharia civil entre outros. É tido como um símbolo do multiculturalismo e da liberdade de expressão.
“A Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento e auxiliando os Estados-Membros – hoje são 193 países – na busca de soluções para os problemas que desafiam nossas sociedades.
A representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 1964 e seu Escritório em Brasília, iniciou as atividades em 1972, tendo como prioridades a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social”. (portal.mec.gov.br).
A UNESCO apóia a liberdade artística, a criatividade, a inovação e a diversidade incentivando a curiosidade e o diálogo. Em comemoração ao Dia Mundial da Arte, o Centro Educacional de Jovens e Adultos – Ceja, Profa. Cecy Cialdini, realizou quinta feira, 20.04.2023 exposições de quadros, fotografias de artistas sobralenses, desenhos e produtos artesanais de seus alunos.
Ainda na quinta feira ouve sessão de cinema das 19 às 21 horas, a fim de promover a conscientização da atividade criativa da comunidade escolar e da sociedade sobralense.
A I EXPOCEJARTE é um projeto com a colaboração dos docentes de Linguagens e Códigos, dos Coordenadores de Área e dos discentes da instituição. Na exposição foram abordadas várias temáticas, buscando desenvolver um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver, viver e conviver no espaço escolar.
A I EXPOCEJARTE teve a seguinte programação: 1. Mostra de fotografias da Profa. Liduína Gomes; 2. Exibição de quadros, pinturas e fotos da Casa da Cultura de Sobral; 3. Trabalhos artesanais, desenhos e pinturas dos alunos do Ceja Profa. Cecy Cialdini; 4. Mostra de imagens das obras de pintores cearenses; 5. Fotografias que mostraram “A luta dos povos por sua soberania”; e 6. Execução das dez melhores canções do Século XX em som ambiente.
Serviço:
Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Educação – Seduc, Diretor Paulo Sérgio Flor, Coordenadora Ivone Loiola, Professores: Afonso Carlos, Conceição Olímpio, Oclécio Marçal, Socorro Frota e Tarciana Passos, Alunos: Alan Sousa, Diego Silva, Fco. José Ripardo, Ian Medeiros, Manoel José e Kalel Sá.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).