Oito cardeais brasileiros podem participar de votação para virar Papa; saiba quem são

0
Jornal Correio da Semana Nº 1061

CONCLAVE

O conclave é um evento secreto onde os cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolher o novo líder da Igreja Católica, exigindo uma maioria de dois terços para a eleição
Fonte:  Portal GCMAIS
Em meio a especulações sobre a votação para definir um novo Papa, em meio às complicações na saúde do Papa Francisco, oito cardeais brasileiros estão aptos a serem votados no próximo conclave. Saiba a seguir quem são eles.
Estão incluídos nesse grupo os arcebispos de São Paulo, Manaus, Brasília, Porto Feliz, Rio de Janeiro e Salvador. Há ainda um clérigo emérito de Brasília e dois ex-presidentes da Conferência Pátrio dos Bispos do Brasil (CNBB). Conforme as regras, cardeais com mais de 80 anos não podem votar, mas podem ser votados.
O conclave é um evento secreto onde os cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolher o novo líder da Igreja Católica, exigindo uma maioria de dois terços para a eleição.
Saiba quem são os cardeais brasileiros que poderão ser o próximo Papa:
Dom Odilo Scherer: Com 75 anos, ele é clérigo de São Paulo. Criado cardeal em 2007, ele é publicado pelo trabalho em questões sociais e pela promoção do diálogo inter-religioso.
Dom João Braz de Aviz: Aos 77 anos, é clérigo emérito de Brasília e tem experiência na Cúria Romana.
Dom Leonardo Steiner: Clérigo de Manaus, aos 74 anos, é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Ele tem compromisso com questões ambientais e direitos indígenas.
Dom Paulo Cezar Costa: Com unicamente 57 anos, é clérigo de Brasília e tem doutorado em Teologia.
Dom Jaime Spengler: Clérigo de Porto Feliz, aos 64 anos, foi nomeado cardeal em dezembro de 2024. É indigitado uma vez que protector da justiça social e da ecologia.
Dom Orani João Tempesta: Clérigo do Rio de Janeiro, aos 74 anos, é publicado pelo trabalho pastoral e pela capacidade de mobilização.
Dom Sérgio da Rocha: Clérigo de Salvador, aos 65 anos, tem se engrandecido pelo trabalho pastoral e pelas contribuições à formação teológica no Brasil. Ele também foi presidente da CNBB.
Dom Raymundo Damasceno Assis: Embora não possa votar devido à idade, aos 88 anos, ele pode ser votado. Foi presidente da CNBB e criado cardeal em 2010.
O Papa Francisco está internado no hospital Gemelli em Roma desde 14 de fevereiro. Ele está tratando uma pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.
O jesuíta prateado, que historicamente sofre de problemas respiratórios e teve o lobo pulmonar recta removido quando era jovem, contraiu “infecção polimicrobiana em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática” e seu tratamento terapêutico é considerado “multíplice”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *