Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio acolhe seu 13º pároco, Pe. Edinardo Gomes
A tradicional Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio localizada no centro da cidade de Sobral, acolheu na noite de sexta-feira, 26 de julho, memória litúrgica dos avós de Jesus, São Joaquim e Santa Ana, seu 13º pároco, Pe. Francisco Edinardo Gomes de Oliveira, em Missa com Rito de Posse Canônica presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos na igreja matriz.
A referida paróquia tem um valor inestimável para a Diocese de Sobral, pois foi a primeira paróquia criada em território diocesano pelo primeiro bispo desta igreja particular, Dom José Tupinambá da Frota, em 1916. Com um vasto território, aos poucos outras paróquias foram sendo desmembradas, entre elas: Paróquia de São Sebastião em Ipu, Paróquia de São José no bairro do Sumaré, Paróquia de São Paulo Apóstolo no bairro Terrenos Novos, entre outras.
O novo pároco foi ordenado presbítero em 27 de dezembro de 2017 por Dom Vasconcelos e anteriormente exercia a função de pároco na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima desde 2022. Atualmente, é o coordenador diocesano de Pastoral e chega agora para dar continuidade a missão de Dom Agnaldo Temóteo, bispo eleito de Garanhuns/PE.
A celebração contou com a presença de alguns padres diocesanos, frades franciscanos, diáconos, religiosas, ex paroquianos, familiares e amigos. Padre Edinardo foi apresentado aos novos paroquianos após a leitura da provisão canônica proferida por Monsenhor Nonato Timbó, vigário geral.
Em homilia, Dom Vasconcelos relembrou a história da paróquia e sua relevância para a diocese, bem como a presença eficaz dos grupos, pastorais e movimentos que ali servem. “Com a administração de dom Agnaldo, essa paróquia adquiriu uma característica peculiar, está aprendendo a conviver como família inclusiva que encontra as outras pessoas e vai em busca daqueles que estão passando fome e dormem na rua. E esse é o objetivo da igreja. Embora essa paróquia atualmente tenha um território pequeno, possui uma demanda grande, porque o nosso povo é católico e sedento de Deus. Aqui tem braços corajosos e equipes incansáveis”, disse.
O bispo parabenizou a paróquia pela união, cooperação para com o outro e por conviverem como família. Proferiu ainda votos para que o novo pároco dê continuidade a esse grande trabalho nos anos que estão por vir.
Como parte do rito, após a homilia, Padre Edinardo realizou a profissão de fé e renovação das promessas sacerdotais. Em seguida, recebeu as chaves da igreja, instrumentos para o batismo, estola roxa e chave do sacrário.
Em suas palavras de agradecimento e ingresso nesta nova missão, padre Edinardo falou ao povo sobre as alegrias que tem vivido e o que espera nesta nova fase. “Na doação de vida eu falarei de Jesus Cristo para todas as pessoas, de modo especial as que residem no território da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, a mim confiado”, disse.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana