“Sai do meio, animal!”

A frase acima, sob a forma de xingamento, foi proferida por volta de 10h, da segunda-feira (17), por um militar componente de uma viatura do 3º BPM de Sobral. Ela foi dirigida a um cidadão que calma e cuidadosamente retirava seu carro da garagem.
Na ocasião, o veículo militar trafega pela contramão, no contrafluxo da Rua Dr. Paulo Sanford, em baixa velocidade e sem sirene ligada, o que denunciava não estar em operação que exigia pressa.
Atitudes como essas e outras ainda piores, da autoria de uma pequena minoria de militares, sem sombra de dúvida fazem respingar indignação e repúdio contra sobre toda a Corporação. E até com injusta generalização, haja vista a maioria ser composta de profissionais preparados, educados e equilibrados. Mas, lamentavelmente, como ocorre em toda categoria, há os que com seus atos impensados e desrespeitosos incorrem em flagrante abuso de autoridade.
Só que isso não pode ser tolerado pela população, que confia ao Comando da Corporação a missão de inibir tais atitudes. Especialmente essas que não se coadunam com o papel de um autêntico profissional de segurança.
Agora, mesmo reconhecendo e louvando a parte boa da PM, infelizmente as ações da parte má força o cidadão a concordar, desautorizando a generalização, é claro, com uma mordaz e pesada sentença do varzealegrense Pe. Antônio Vieira (1919-2003), professor, escritor, advogado e deputado cassado pela ditadura.

Dizia Pe. Vieira: “A MENOR JAULA QUE EXISTE É UMA FARDA, PORQUE NELA SÓ CABE UMA FERA (ANIMAL)”.

Pense nisso!

**********
Às baratas!
Domingo (16), moradores da Rua Dr. Paulo Sanford ficaram sem energia elétrica até a madrugada do dia seguinte. Isso, não obstante a enxurrada de reclamações e ligações para o teleatendimento da empresa. E tome voz de computador! Não aparece ninguém nem quando se acionando a opção para falar com um atendente. E tome música de espera!

Bons costumes
Não se pode negar que a pandemia e a gripe implantaram alguns hábitos saudáveis, como o de reforçar a higiene (lavar as mãos, os alimentos, usar máscara, etc.). Desde que não descambe para a hipocondria, que continuemos assim com a maioria dessas ações.

Maus costumes
Por outro lado, é bom atentar para o fato de que o isolamento exagerado e sem fim ocasiona outros problemas. Aproveitando a onda, estabelecimentos comerciais (farmácias, especialmente) oficializaram a cobrança obrigatória de taxa de entrega. E tem deles que exageram no valor. Antes não cobravam, cobrar agora por quê? Concorrentes que vêm abrindo mão da taxa estão lucrando e ganhando clientes.

Baixa da égua
Pois não é que descobri que moro na Baixa da Égua (Rua Dr. Paulo A. Sanford)! A descoberta se deve ao fato de o terreno baldio (baixa) em frente à casa oferecer pasto verdinho, atraindo éguas, cavalos, jumentos, etc.

Agradecimento
Aos donos dos animais, meu muito obrigado pelo relevante serviço que os bichinhos vêm prestando. Eles têm sido os responsáveis pela limpeza do terreno, que deveria ser feita pelo proprietário do imóvel. Mas há quem o obrigue a isso fazer!

Lamento
À prefeitura, meu lamento pela falta de coragem de aplicar as leis que estão em suas mãos contra especuladores imobiliários. Apesar de ser muito usual por aqui, é inconcebível alguém adquirir terrenos, deixar por conta dos animais e ficar aguardando melhor preço sem dar a devida manutenção (limpeza, dedetização, muramento, etc.). Fica a pergunta: Isso é medo ou conivência?

Bola fora
Você sabia quando se comemora o Dia da Bandeira do Estado do Ceará (Lei Nº 14.020, de 10.12.2007)? Comemora-se em 1º de dezembro. Aproveitando a informação, relembro que há algum tempo perguntei a um grupo de jovens conterrâneos quais as cores da nossa bandeira (estadual)? Responderam quase que em uníssono: preta e branca. Só que essas são as cores da bandeira do Ceará Sporting Club. As da bandeira do Estado do Ceará são: branca, amarela e verde. Quanta cearensidade!

Pérolas do rádio
“Com idade de 0 a 14 anos a criança não pode estar sobre a responsabilidade de de menor”. Eis um alerta quase perfeito de um radialista. Quase perfeito porque: 1º) Não existe idade zero; 2º) Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criança é toda pessoa com idade de 12 anos pra baixo; 3º) Não é “sobre” a responsabilidade, mas “sob”…; 4º) Não é “de menor”, mas apenas “menor”. CORRIGINDO: “Com idade até 12 anos a criança não pode estar sob a responsabilidade de menor”

DOMINGO NA EDUCADORA AM 950 – SOBRAL-CE
https://www.radios.com.br/play/12869
Neste domingo, das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA, na Rádio Educadora de Sobral AM 950, logo após “A Voz de Hosanam” (Marciley Sales). Acompanhe notícias, reportagens, entrevistas, curiosidades e música de boa qualidade. Participe: 3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa.

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA
artemisiodacosta@hotmail.com
(88) 98856-8224

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *