Seminaristas são admitidos as Ordens Sacras
Os vocacionados Eduardo Agapito e Geferson Luiz, realizaram o juramento de fidelidade e foram admitidos as Ordens Sacras no último sábado, 12 de outubro, durante a programação da III Romaria da Rainha e Padroeira do Brasil, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.
Antes da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, os seminaristas realizaram o juramento de fidelidade. Já na celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos, os vocacionados foram apresentados a assembleia presente. O bispo também anunciou que no final deste ano em curso, oito seminaristas concluem a etapa teológica. Após a homilia, Dom Vasconcelos conferiu a Admissão as Ordens Sacras aos seminaristas Eduardo e Geferson.
De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), “o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”.
Neste ato, que é feito diante do bispo, cada seminarista se compromete publicamente em receber com docilidade a formação necessária para o futuro ministério presbiteral, bem como cultivar ainda melhor a sua vocação por meio da oração, da intimidade com Jesus e do convívio comunitário.
Ambos serão ordenados diáconos ainda neste mês em suas respectivas paróquias de origem. No dia 22 de outubro, Eduardo Agapito será ordenado diácono na Igreja Matriz da Imaculada Conceição em Hidrolândia, e no dia 23 de outubro, é a vez de Geferson Luiz na Igreja Matriz de Santo Antônio em Cariré.
Thais Helena Jornalista – Jornal Correio da Semana