Seminaristas são instituídos para os ministérios de Leitor e Acólito

0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminaristas do 3º e 4º ano de Teologia do Seminário Imaculada Conceição, receberam no findar da tarde desta segunda-feira, 01/05, dia dedicado a São José Operário, o ministério do acolitato e leitorato.
No ministério do Leitorato, o seminarista recebe a função de tornar-se auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja. Na missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho). Por sua vez, o ministério do Acolitado é dado pela Igreja aos seminaristas para auxiliarem o sacerdote e o diácono.  É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar, auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuindo, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão.
A celebração eucarística aconteceu na capela da casa de formação em Fortaleza. Presidiu a missa, o bispo diocesano, Dom Vasconcelos. Concelebraram com ele: Pe. Eudes Cruz, reitor; Pe. Denilson de Sousa, vice-reitor; Pe. Berg, diretor espiritual; Pe. Bruno de Araújo, reitor do Seminário Propedêutico São José; Pe. Emílio Castelo e Pe. Glailson, ambos da Arquidiocese de Fortaleza.
Foram instituídos: Eduardo Agapito Lima (leitor e acólito), Lucas Monteiro Barbosa (leitor), Raimundo Nonato dos Santos Júnior (leitor) e Ygor Leonardo Matos Sampaio Sales (leitor). Na homilia o bispo destacou a importância da leitura da palavra de Deus, da Proclamação da Palavra de Deus e da instrução. Mencionou ainda que o ministério do acolitato é um modo de ir confirmando a vocação, essa que tem como objetivo sempre o serviço.
A missa contou com a presença de fiéis da comunidade residente no bairro Antônio Bezerra, assim como dos religiosos da Ordem Capuchinha.

Thais Helena –
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *