Assessores Jurídicos das Dioceses do Brasil participam de encontro em Brasília
De 17 a 19 de setembro aconteceu o 2º Encontro Nacional de Assessores Jurídicos de Dioceses (ENAJD), na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF). A iniciativa aconteceu de forma concomitante com o Seminário sobre a Laicidade do Estado.
O ENAJD é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e nessa edição participam mais de 300 advogados que atuam junto às dioceses brasileiras. A programação abordou as principais questões jurídicas que desafiam a missão desses profissionais na atualidade.
Da Diocese de Sobral, participaram as advogadas: Eveline Angelim e Sávia Angelim. O encontro é uma oportunidade motivacional e de aprofundamento.
Compuseram a mesa de abertura do evento no dia 17, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson, e o assessor jurídico-civil da CNBB, Hugo Cysneiros. A aula magna, cuja temática tratou sobre a parceria entre as Organizações Religiosas e o Estado, foi ministrada pelo ministro-substituto da Advocacia Geral da União (AGU), Flavio Jose Roman.
O marco do encontro durante o itinerário foi a participação do Cardeal Paulo Cezar Costa e do Ministro Gilmar Ferreira Mendes. Para as assessoras jurídicas da igreja particular de Sobral o encontro foi marcante, de aprofundamento e partilha de experiência juntamente com outros assessores.
Thaís Helena – Redação Jornal Correio da Semana