CARITAS E REDE DE INTERCAMBIO DE SEMENTES CELEBRAM A VII FESTA REGIONAL DA COLHEITA.

0

A Rede de Intercambio de Sementes da Zona Norte juntamente com a Caritas Diocesana de Sobral e instituições parceiras celebraram no período de 18 a 20 de julho a VII FESTA REGIONAL DA COLHEITA que teve como tema: AGROECOLOGIA E POLÍTICAS PUBLICAS PARA O BEM VIVER NO SEMIARIDO CEARENSE. O evento ocorreu na sede do Assentamento Conquista do Morgado em Massapê e contou com a participação de 140 participantes. Na oportunidade foi debatido assuntos extremamente relevantes como O PAPEL DAS MULHERES NA SOBERANIA ALIMENTAR E NUTRCIONAL NO SERTÃO CEARENSE e A LEI ESTADUAL DAS SEMENTES CRIOULAS E O PROCESSO DE INCIDENCIA POLÍTICA PARA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO CEARÁ. Assessoria ficou a cargo da Assistente Social Suyane técnica do CETRA e do Engenheiro Agrônomo Wanderley Assessor do Parlamentar do deputado Moises Braz.
A festa da colheita é um costume realizada pelos povos antigos em honra e agradecimento a DEUS pelos frutos colhidos da terra como bem encontramos relatos nos livros do Êxodo, Levítico e outros mais, sendo ainda uma forma de fortalecer os laços de união e compromissos fraternos com os povos e comunidades. Durante o evento participamos dos festejos de SANTA’ANA Padroeira da Comunidade de Morgado e houve um grande jantar partilhado com bastante comida típicas e alimentos de nosso sertão, produzidos sem uso de venenos e sem agredir a nossa Mãe Terra.
Como Gesto concreto da Festa da Colheita foi elaborado um abaixo assinado por todos participantes do evento e será entregue ao Governador Camilo Santana e Assembleia Legislativa do Estado do Ceara, solicitando com brevidade a aprovação do Projeto de Lei das Sementes Crioulas e Mudas, por considerarmos importante a promoção da segurança e soberania alimentar e nutricional, assim como fortalecimento da agricultura familiar e de base agroecológica em nosso Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *