Catedral de Sobral realiza Tríduo pela memória de Dom José Tupinambá da Frota
De 22 a 25 de setembro, a Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição realizou o Tríduo pela memória de Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo da Diocese de Sobral.
O mês de setembro é diferente para a Diocese de Sobral, pois é celebrado o “Setembro Dom José”, onde os diocesanos intensificam as orações pela alma do bispo que nasceu no dia 10, e faleceu no dia 25 do mesmo mês.
No dia 25, o pároco da Paróquia da Sé e cura da Catedral, Pe. Berg, presidiu a Santa Missa e concelebrou o vigário paroquial, Pe. Denilson de Sousa. Em homenagem, foram depositadas flores no jazigo de Dom José que se encontra na Capela do Santíssimo Sacramento na nave esquerda da igreja. O diretor do museu diocesano, José Luís Lira esteve presente juntamente com a sobrinha neta do bispo, Maria das Graças.
Dom José agiu não só no aspecto religioso, mas, também, nos campos educacional, cultural, da saúde, das comunicações e assistenciais. Faleceu em 25 de setembro de 1959, às 21h30, no então Palácio Episcopal, hoje Museu Diocesano Dom José, completando neste ano em curso 65 anos de sua partida.
Thaís Helena – Redação – Jornal Correio da Semana