Comunidade Fraternidade Mariana Porta do Céu celebra 20 anos de missão em Ipu

0
Aniversario Porta do Céu-150

No final da tarde da última quinta-feira, 14 de maio, Dom Vasconcelos realizou uma visita à casa da Comunidade Fraternidade Mariana Porta do Céu, localizada no município de Ipu.
Na ocasião festiva, o bispo diocesano descerrrou a placa comemorativa pelos 20 anos de fundação da comunidade, celebrando junto aos membros, amigos, benfeitores e diocesanos esse importante marco de missão e evangelização.
O momento também foi marcado pela alegria da celebração do aniversário natalício de Dom Vasconcelos, que foi calorosamente homenageado pelos presentes, num clima de fraternidade, gratidão e unidade eclesial.

Origem
A Fraternidade Mariana Porta do Céu, nasceu no dia 13 de maio de 2005, com a nomenclatura de Grupo de Escravos e Servos de Nossa Senhora Porta do Céu, na cidade de Ipu. Tudo começou a partir do estudo da consagração a Nossa Senhora, segundo o método feito por São Luís Maria Grignion de Montfort.
Os que rezavam a preparação não tinham desejo nenhum de formar grupo posterior à consagração, queriam apenas ser consagrados à Santíssima Virgem Maria. Enquanto rezavam, levavam para o local da oração e do estudo um Ícone de Nossa Senhora Porta do Céu, com uma vela que ficava acesa perto dele. Naqueles dias de oração e de partilha da Palavra de Deus surgiu no coração dos presentes esta ideia (ou inspiração) para formar o grupo de Nossa Senhora Porta do Céu.
E assim aconteceu, depois de consagrados fizeram um compromisso com Nossa Senhora de estar a serviço dela na Igreja, acolhendo principalmente aquelas pessoas mais distantes e que são excluídas da sociedade ou se excluem dela. Durante todo esse curto período de existência do grupo muitos entraram e fizeram somente o compromisso com a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas muitos destes, infelizmente, não honraram a promessa que um dia fizeram livremente.
A Fraternidade continuava dando seus pequenos passos através dos serviços pastorais na Igreja, mais precisamente na catequese, através de uma única consagrada restante: Maria das Graças Sousa, que se comprometeu a continuar vivendo os ideais da Fraternidade. Tudo iniciou com as turmas de catequese, em um tempo em que a nossa Diocese de Sobral ainda não tinha a Infância e Adolescência Missionária (IAM). Os grupos de perseverança para os catequizandos, que se tornaram com o tempo grupos de jovens que foram crescendo e assumindo as lideranças dos grupos e perseverando na vida de oração comum. Tornaram-se então, Fraternidade Mariana Porta do Céu, dando continuidade, assim, à Obra de Deus.

Santa Missa
Na Igreja Matriz, junto à comunidade paroquial, Dom Vasconcelos presidiu a Santa Missa em Ação de Graças pelos 20 anos de caminhada e evangelização do carisma. A celebração contou com a concelebração do pároco, Padre Edmilson Eugênio, e do vigário paroquial, Padre Valdir Braga, que foram auxiliados pelo diácono permanente, Márcio Marques.
Ao final da celebração, os membros da comunidade, em clima de alegria e gratidão, expressaram palavras de reconhecimento a Dom Vasconcelos pelo apoio e realizaram uma homenagem em virtude do seu aniversário natalício, celebrado no último dia 12 de maio.
Foi um momento marcado por emoção, louvor e pela renovação do ardor missionário que impulsiona a comunidade a seguir firmemente na escuta da Palavra, na vivência do carisma e no serviço à Igreja.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *