CONGRESSO NACIONAL DOS 70 ANOS DA CRB
Dos dias 30 de maio a 2 de junho de 2024, a Conferência dos Religiosos do Brasil, realizou o Congresso Nacional para celebrar os 70 anos de sua caminhada com a Vida Religiosa consagrada, tenho como tema Memória, Mística, Profecia e Esperança.
1º dia do Congresso a abertura foi marcada pela missa de Corpus Christi, presidida por Dom Gregório Paixão, com a presença de bispos, presbíteros, religiosas e religiosos das 20 Regionais do Brasil.
O 2° Dia do Congresso dos 70 anos da CRB, foi feita experiência da Mística cearense, e dos nordestinos, com a romaria de São Francisco das Chagas, em Canindé-CE. Ao chegar em Canindé foi feita uma caminhada imbuída de mística e espiritualidade, até a Basílica de São Francisco, para a Celebração Eucarística, fortalecendo nossa vida religiosa consagrada. Depois do almoço teve a visita a maior estátua de São Francisco do mundo, cujo momento foi de uma celebração de unidade fraterna, uma experiência viva com a natureza.
Iniciando o terceiro dia do Congresso, Ir. Eliane Cordeiro, presidente da CRB, saúda a todos os presentes e faz a todos o convite para a Celebração Eucarística. Abrindo o momento celebrativo entra em procissão a Vela acesa que é colocada aos pés de Nossa Senhora Aparecida ao som do mantra: Vidas pela Vida. Vidas pelo Reino…
Em seguida, com o canto “antes que te formasse dentro do seio de tua mãe”, entra a equipe Litúrgica juntamente com o Presidente da Celebração, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ e todos os demais sacerdotes advindos de vários lugares do Brasil.
O momento celebrativo evoca como destaque: a memória dos mártires, Irmã Dorothy, Irmã Genoveva, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Tomas Balduino, Ezequiel Ramin, Chico Mendes, Josimo Morales, Oscar Romero, entre outros.
Durante a tarde foram realizadas oficinas com muitas temáticas sobre o compromisso e profecia da Vida Consagrada Religiosa de formação e ações de proteção à vida.
No último dia, o Secretário-Geral da CNBB, preside missa de encerramento dos 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil.
Com esta celebração fica um profundo sentimento de gratidão e esperança. Gratidão a todos os religiosos e religiosas que, com sua dedicação e sacrifício, construíram e continuam a construir a história da CRB. Esperança de que, inspirados pelo Espírito Santo, os religiosos e religiosas do Brasil continuem a missão de ser luz e sal na Terra, promovendo o Reino de Deus com renovado vigor e criatividade.
As Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, congregação fundada em Sobral, Ceará, marcaram presença com a Madre Geral Irmã Maria de Jesus da Silva e das Conselheiras Ir. Raimunda Fontenele e Ir. Carminda Amélia.