DE OLHO NA LÍN GUA - Antonio da Costa

Pronuncia-se: Subsistência ou Subzistência?
A primeira. Subsistência (ci) é uma das palavras cuja pronúncia a maioria das pessoas tem dúvida. O “s” de subsistência tem som sibilante (ci), assim como em subsídio. Não devemos pronunciar subsistência (zi), nem sub-existência como a maioria das pessoas o faz.

Subsídio (SI) ou Subsídio (ZI)?
A primeira. Subsídio (sub’sídio), significa auxílio, benefício que se dá a qualquer empresa. Também significa: quantia que um estado arbitra para obras de interesse público. No Brasil significa, ainda, vencimentos de senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores. Evite pronunciar sub’zídiu, que é como algumas pessoas andam a pronunciar, sem ter conhecimento da verdadeira pronúncia. Observe que não pronunciamos: Subzólo, subzerviente, subzalário, subzônio, , subzecuente, subzecretaria. Por que então pronunciarmos subzídio?

O caso de obséquio é diferente, uma vez que já nos veio diretamente do latim, tendo o “s” valor de “z”. Note que pronunciamos obsequente, observação, obsessão, obsoleto, etc. Já têm o “s” com o som de “sê”.

Músico é o homem; e a mulher?
A mulher é música. Exs.: Maria Bethânia é uma grande música brasileira; Fátima Guedes é uma grande música brasileira. Mulher é sempre música…

Músico e musicista (qual a diferença?)
Músico é o que toca algum instrumento musical e também o que canta ou compõe canções. Exs.: Tom Jobim era um grande músico; Chico Buarque é um extraordinário músico. Musicista é o que aprecia a música, o que ama a música, sem necessariamente ser um músico. Todos somos musicistas. Basta ter bom gosto naturalmente.

A palavra correta é Siclano ou Sicrano?
É Sicrano. Assim como Fulano, Beltrano. Recentemente, porém, a Rede Globo exibiu na tela a seguinte maravilha: Ciclano. Falta só a emissora exibir, qualquer dia, uma telenovela com este formidável título: “A fleira que veio de longe”.

Estupro
“O marginal foi preso por crime de estrupo”. Além de ser um crime bárbaro, é também um crime contra o vernáculo! Portanto, não existe, com esse sentido, a palavra “estrupo”. O nome do delito é ESTUPRO. Frase correta: O marginal foi preso por crime de estupro.

OBS.: Embora se constitua um arcaísmo (palavra usada antigamente), a palavra “ESTRUPO” significa tropel; barulho excessivo causado pelo excesso de pessoas em um só lugar.

Isso já se tornou um “ciclo” vicioso. Está correto?
Não. Diga-se com acerto: Isso já se tornou um círculo vicioso. É a locução correta.

Dedetizar ou detetizar?
A primeira. Dedetizar (v.t): derramar DDT para exterminar insetos. É muito comum as pessoas dizerem: Mandei detetizar minha casa. A expressão correta é: Mandei dedetizar minha casa. Explica-se: D.D.T é a abreviatura do inseticida sintético Dicloro-Difenil-Tricloroetano.

DDD
Abreviatura de ‘Discagem Direta à Distância”. Se é discagem (palavra do gênero feminino) lê-se: a DDD. Mas por que, então, todo o mundo faz “um DDD”? Porque deram à sigla o gênero da letra “d” (um D).

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Aposentado, escreve esta Coluna todo sábado no Jornal Correio da Semana e Blog Artemísio da Costa. Contatos: (088) 99868-2517.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *