Diocese de Sobral celebra a Ordenação de dois novos presbíteros na Sé Catedral

0
Foto grande página inteira (1)

 

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, a Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição foi palco de uma emocionante celebração de fé e esperança, onde dois novos presbíteros foram ordenados na centenária Diocese de Sobral para o serviço a Deus e a igreja.
A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, e concelebrada por Dom Agnaldo Temóteo da Silveira, filho do clero sobralense e bispo da Diocese de Garanhuns/PE; demais presbíteros diocesanos e de outras dioceses. Reuniu ainda diáconos, seminaristas, religiosas, caravanas das paróquias de origem dos novos sacerdotes e de onde exerceram estágio pastoral.
Foram ordenados os diáconos: Eduardo Agapito Lima, natural de Hidrolândia/CE e Gefeson Luiz Chaves Rocha, de Cariré/CE. O diácono Eduardo realizou seu estágio pastoral na Paróquia de São Francisco de Assis, em Forquilha. Já o diácono Gefeson na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Taperuaba.
A nova missão destaca a entrega total dos novos padres para o serviço do Reino de Deus e da Igreja. Ao receberem o Sacramento da Ordem, os presbíteros assumem a missão de guiar, ensinar e servir o povo de Deus com dedicação e amor.

Homilia
Dom Vasconcelos exortou os novos presbíteros a viverem segundo o coração de Deus, exercendo fielmente suas vocações. “Filhos e filhas, falo em presente do Senhor porque cremos e sabemos que uma vocação sacerdotal é verdadeiramente uma resposta de Deus às orações do seu povo de particular propriedade. Foi o próprio Jesus que nos deu este mandamento: “Peçam ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe, porque a messe é grande e os operários são poucos.” (Mt 9,38) A celebração de uma ordenação é uma resposta de Deus às orações feitas pelo povo atendendo ao pedido de Jesus”, ressaltou.
E continuou: “Na segunda leitura proclamada hoje, da segunda Carta de São Paulo aos Coríntios, o Senhor nos exorta a não desanimarmos perante as dificuldades que a evangelização nos impõe. Lembrando-nos que o Evangelho só está vedado para aqueles que perceberão, isto é, a adesão ao cristianismo não depende só de nós, e que ao pregarmos, não pregamos a nós mesmos, anunciamos Jesus: “Luz do mundo!”.

“Meus queridos filhos, grande é a minha alegria em ordená-los (hoje) sacerdotes para sempre, segundo a Ordem do Rei Melquisedec. Sacerdotes ministeriais tirados do meio de um povo sacerdotal a quem deveis servir. Sereis pastores do rebanho do Senhor Jesus, sumo e eterno sacerdote. Vós tereis a missão de conduzir comigo e com meus sucessores este rebanho, com o cuidado de que nenhuma ovelha se perca”.

O epíscopo concluiu a homilia com alguns conselhos para os neossacerdotes. “Sede pastores zelosos, amantes da Sagrada Liturgia, exercendo-a sempre com sobriedade e espírito de oração, tendo o cuidado de não celebrar simplesmente para cumprir agenda, muito menos para receber espórtulas. Sede homens de Deus, isto é, homens de oração. Rezem pelo povo, mas também com o povo; sejam homens simples, despojados, não gananciosos. Saibam entrar e sair com respeito, espírito de humildade e paternidade na casa de todos, sejam eles pobres ou ricos; Sejam honestos e transparentes na administração dos bens da Igreja, prestando contas à Cúria Diocesana e ao povo de Deus”.

(…) Cuidem de uma maneira especial dos mais pobres, pois eles são os prediletos de Deus. Façam verdadeiramente opção preferencial pelos pobres, porém, nem exclusiva nem excludente, mas que não deixe de ser opção preferencial; sejam fieis na vida celibatária e tenham cuidado com vosso comportamento. Sois padres não só no altar, mas onde quer que estejais; sejam obedientes: a Deus, a mim e aos meus sucessores como prometereis hoje, assim como, na missão para o qual forem enviados; Não tenhais medo”, disse.

O bispo pediu ainda que os presbíteros tenham como preocupação primeira tornar Jesus Cristo conhecido, amado e seguido. E ainda, serem ávidos pregadores da Palavra de Deus. Não obstante, exortou-os a serem fraternos e acolhedores com todos, incluindo os padres, e marcando presença nos encontros e reuniões. E o mais importante: “Sede devotos de Nossa Senhora e dos santos. Rezem o terço todos os dias e não esqueçam a Liturgia das Horas, tão bem exercitada no Seminário. Lembrem-se, igualmente, da necessidade de confessar-se periodicamente e se possível não dispensem um bom diretor espiritual. Sede padres santos, fieis e felizes”, findou.

Agradecimentos

O agora Padre Jefferson Luiz proferiu palavras de agradecimento em seu nome e de Padre Eduardo, manifestando o carinho e imensa gratidão por todos aqueles que fizeram parte de suas caminhadas vocacionais. “Com os nossos corações cheios de gratidão, manifestamos nosso afeto e atenção aqueles que durante muito tempo rezaram por nós e caminharam conosco. Bendigamos a Deus pelas nossas paróquias de origem: Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Cariré, e Imaculada Conceição, em Hidrolândia. Lugar onde demos os primeiros passos no serviço a Cristo e ao seu povo. Ainda agradecemos as paróquias pelas quais nós passamos e nos ajudaram no nosso itinerário formativo, sobretudo, as que exercemos nosso estágio pastoral”, disse.

Os novos padres também manifestaram palavras fraternas a Dom Vasconcelos que com seu olhar atento e paterno cuida desta igreja particular e do clero diocesano. “Nossa gratidão ao nosso pastor por nos acolher e nos mostrar sempre o desejo de Deus para nossas vidas. A grande alegria de uma mãe e de um pai, é o nascimento de um filho. De igual modo, uma das grandes alegrias de um bispo é ordenar um padre, aquele que será seu colaborador na ordem episcopal. Obrigado pela sua paternidade e conte conosco!”, destacou.

Ritos Finais

Ao final da celebração, Monsenhor Nonato Timbó, vigário geral, leu a provisão canônica dos ordenados que os destina para suas novas missões. Padre Gefeson assume a função de vigário paroquial da Paróquia de Santa Quitéria e Padre Eduardo como vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Sobral.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *