Em Santa Quitéria, Dom Vasconcelos dá posse aos padres: Domício Morais e Wellington Pinto

0

Os Quiterienses celebram a alegria de um novo tempo. Nos anais do livro de tombo da paróquia bicentenária serão escritos uma nova história, um novo capítulo com a chegada dos padres: Domício Morais e Francisco Wellington, que foram empossados por Dom Vasconcelos na noite deste domingo, 04 de fevereiro.
Padre Manoel Domício Morais foi vigário paroquial da Paróquia de Santa Luzia em Jijoca de Jericoacoara e posteriormente foi nomeado pároco, estando lá então por sete anos. O Pe. Francisco Wellington Pinto é recém ordenado, estava na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Meruoca colaborando com as atividades pastorais desde o estágio, e agora além de assumir a função de vigário paroquial também é vice-reitor do Seminário Propedêutico São José e irá contribuir na formação dos vocacionados.
A solene procissão saiu da casa paroquial ao som da Banda de Música Municipal em direção ao adro da igreja Matriz onde aconteceu a celebração eucarística do 5º Domingo do Tempo Comum. Representações das capelas, comunidades, grupos, pastorais e movimentos participaram do cortejo à frente da equipe celebrativa.
No início da celebração, a provisão canônica na qual nomeia os padres para as determinadas funções foi lida pelo chanceler da Cúria Diocesana, Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva. Durante a homilia, Dom Vasconcelos mencionou a importância de ter um sacerdote na comunidade e o quanto ele representa Cristo no meio do povo. “Quando entrávamos em procissão eu olhava o rosto das pessoas e vi a alegria resplandecer, pessoas conhecidas, pois vim aqui a muitas visitas pastorais, festas, crismas e outros momentos. Hoje estamos aqui em um dia histórico! Estamos unindo as extremidades do sertão e litoral, hoje vieram caravanas de Jijoca de Jericoacoara, pois a Diocese de Sobral é muito extensa e nós nos alegramos muito quando atravessamos essas extremidades. A alegria de um bispo é grande, quando ele olha para padres que já tem um bom tempo de sacerdócio, felizes na missão e não medem esforços para a evangelização, assim como fico feliz quando vejo jovens padres, como Padre Domício e Padre Welington, que fazem o mesmo”, disse.
O bispo findou a homilia pedindo ao povo que acolhessem os jovens padres e os ajudem na missão. “Peço que acolham com carinho esses padres jovens que chegam para evangelizar, e que a comunidade inteira se mova para ajudar os novos pastores”, disse. Após a meditação, o rito de posse deu continuidade, os padres receberam da mão do bispo diocesano as chaves da igreja, símbolos do batismo e confissão; e chaves do sacrário.
Com palavras de carinho, o novo pároco dirigiu palavras de agradecimento a comunidade paroquial de Jijoca de Jericoacoara e disse estar pronto para a nova missão em Santa Quitéria. Como primeira paróquia, Pe. Wellington disse que tem muito a aprender e ensinar aos novos paroquianos.
Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *