Legado de Arnaldo Jabor no cinema
Falecido no dia 15 de fevereiro aos 81 anos, Arnaldo Jabor colecionou triunfos no cinema. Duas vezes indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, o também jornalista atuou como roteirista e diretor.
Dos apelos íntimos à exposição das fraturas nacionais, tudo se via sob as lentes do cineasta. Um dos expoentes do Cinema Novo, dando ênfase a preocupações sociais e enraizado na cultura brasileira, Jabor muito contribuiu para a sétima arte nacional e latino-americana.

Mitos da Semana de Arte Moderna
Celebrando o centenário da Semana de Arte Moderna, a Secretaria de Cultura do Estado realizou a live “As antropofagias da Semana de Arte Moderna”, no dia 18 de fevereiro, no YouTube. O evento fez parte da programação da Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará.
A conversa foi mediada pela jornalista Regina Ribeiro (O POVO) com a participação de Lúcio Flávio Gondim (mestre em Letras, ator e escritor) e Antônio Simão Cavalcante (professor universitário, mestre em História e Letras, diretor de cultura do município de Banabuiú.

Ceará no prêmio Kindle de Literatura
Foto: Divulgação/DN
Escritora Vanessa Passos venceu o prêmio Kindle, com o romance A Filha Primitiva
A cearense Vanessa Passos venceu a sexta edição do prêmio Kindle de Literatura. O anúncio da premiação aconteceu durante cerimônia virtual transmitida na tarde de 15 de fevereiro. A autora foi agraciada nacionalmente pelo romance A Filha Primitiva.
A escritora será contemplada com R$ 50 mil, incluindo adiantamento de direitos autorais pelo contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record. Os finalistas foram escolhidos dentre as mais de 2.400 obras inéditas inscritas nesta edição.

Casa do Mel de Santana do Acaraú
A Casa do Mel de Santana do Acaraú, na localidade de Águas Belas, após dez anos de espera, agora pertence de fato à Associação das Apicultoras e Apicultores (Apisa). A solenidade de entrega ocorreu no dia 11 de fevereiro, com direito a banda de música e faixa descerrada.
Mas, a luta para conquista de melhor fatia no mercado e melhorar a qualidade do produto apresentado continuará com a mesma “força de vontade e esperança,” como disse a presidente da Apisa, Catiana Marques, cujo novo sonho remete a inclusão da unidade na “rota do mel”.

Manipulação de amostras de vírus
A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugurou, no dia 17 de fevereiro, o Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3, que será utilizado para pesquisas com manipulação de amostras de vírus ativos, como o SARS-CoV-2, causador da Covid-19.
Além disso, pesquisadores também poderão estudar fungos e bactérias potencialmente ocasionadores de infecções letais. A obra foi executada em plena pandemia, com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. O laboratório se localiza no Campus do Porangabussu, em Fortaleza.

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública. Feliz e abençoado 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *