Feliz Natal! Aniversário do Menino Jesus!

O aniversário é um dia que celebramos o nascimento não só de pessoas, mas, também, de animais de estimação, de uma data comemorativa que aconteceu na nossa vida que sempre lembraremos.
Podemos enfatizar, além do nosso nascimento, por exemplo, a data que passamos no exame ginasial, quando terminamos o ensino médio, quando passamos para o ensino superior através do vestibular ou do Enem, quando recebemos o diploma na universidade, quando firmamos o nosso noivado, o nosso casamento, quando nasce o nosso primeiro filho. Dia 06 de março, por exemplo, nasceu meu filho Salmito Júnior. Como esquecer!
E o primeiro neto? Que digam os avós que eu conheço. Eu não tenho. Porém, curto também e vejo como eles (os avós) são “bobos” e dizem como os netos são importantes na vida deles. Contam as mais engraçadas histórias que acontecem no convívio com essas criancinhas adoradas. Os avós são uns verdadeiros “bobalhões”, com muito amor.
Os netos são ainda mais sortudos que os filhos. Têm os cuidados dos pais e dos avós, também. Ah! mas você pensa que são só os avós? Não. De jeito maneira! Conheço família que as tias são tão quanto os avós. Ou quem sabe, até mais. Meu Deus!!!
As tias ficam brigando entre si sobre os sobrinhos. Uma delas diz que não vai mais fazer isso ou aquilo para o sobrinho. A outra diz: “tá bom, deixa que eu faço”. Dessa maneira elas ficam se “abestalhando” a cada dia com eles, cuidando dos gostos deles. No entanto, com “Limites Sem Traumas” de acordo com a autora do livro Tânia Zagury. O cuidar é muito importante na vida da criança. Afinal de contas estamos formando uma pessoa. Quem ama cuida.
Estamos falando sobre aniversário. Não é isso? Pois bem. Vamos falar do aniversário de Jesus Cristo. Não existe uma data exata sobre o nascimento do Menino Jesus. Uns dizem que foi em 13 de abril, outros dizem que foi em 14 de outubro ou em 25 de dezembro. O importante é compreendermos que neste Natal de 2023 estaremos celebrando mais um aniversário do nosso superior celestial.
“A história do nascimento de Jesus é relatada nos evangelhos de Mateus e Lucas. Esse foi um evento importante, porque marcou o início de nossa salvação e cumpriu várias profecias do Antigo Testamento sobre o nascimento do Salvador do mundo e sua vitória sobre satanás”. (Gênesis 3:15).
Com a palavra o Papa Francisco: “O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do Amor. Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma.
O pinheiro de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida. Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida. Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne.
A luz de Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros.
Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor. A estrela-guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor.
Você será os Reis Magos quando conseguir dar, de presente, o melhor de si, indistintamente a todos. A música de Natal é você, quando consegue também sua harmonia interior. O presente de Natal é você, quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano.
O cartão de Natal é você, quando a bondade está escrita no gesto de amor, de suas mãos. Você será os votos de Feliz Natal quando perdoar, restabelecendo de novo, a paz, mesmo a custo de seu próprio sacrifício. A ceia de Natal é você, quando sacia de pão e esperança, qualquer carente ao seu lado”. (Papa Francisco).
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).



