Operação em distritos de Sobral é realizada por AMA, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil
Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Essa semana foi realizada uma ação de operação de fiscalização nos distritos do Jordão e Baracho por Fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), juntamente com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Defesa Civil. A ação faz parte do plano anual de fiscalização que a AMA realiza com o intuito de coibir e minimizar a degradação do meio ambiente no município.
Segundo o diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da AMA, Tiago Bezerra, a operação foi uma ação de prevenção de desmatamentos e queimadas na serra do Rosário. “Neste segundo semestre nós estamos focando nossas ações nas unidades de conservação, principalmente no intuito de prevenir o desmatamento e, consequentemente, a queimada que vem logo em seguida na Área de Proteção Ambiental Serra do Rosário. Estamos fazendo essa ação em outros distritos também coibindo o desmatamento e a queimada irregular que, muitas das vezes, são ações prévias de fracionamento de terra irregular” disse o diretor.
Além das atividades das corporações foi realizada uma vistoria aérea com drone para visualizar melhor todo o perímetro, que possibilitou a verificação da extensão do desmatamento do local. A operação não divulgou nenhuma apreensão ou flagrante até dado momento.
A ação de fiscalização ambiental em Sobral vem mostrando resultados efetivos contra o desmatamento na região. Ainda no ano de 2021, A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), realizou a prisão de quatro pessoas cometendo crimes ambientais. O ocorrido em maio desde ano resultou na apreensão de três motosserras, recipientes com combustíveis inflamáveis e um caminhão sendo carregado com cerca de 5m³ de madeiras sem autorização.