Padre Ibiapina é declarado Venerável

0
WhatsApp Image 2025-04-04 at 17.12.53

A Diocese de Sobral está em festa pela proclamação do Servo de Deus Pe. José Antônio Maria Ibiapina, hoje Venerável.
A notícia do decreto aprovado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, foi divulgada nesta segunda-feira, 31 de março, pelo Vatican News.
Padre Ibiapina nasceu em Sobral no dia 5 de agosto de 1806. Ingressou no seminário de Olinda (PE) em 1823, onde permaneceu apenas três meses devido à morte de sua mãe. Quando eclodiu a revolta antilusitana em 1824, José dedicou-se aos estudos jurídicos.
Após se formar em Direito, tornou-se professor e depois magistrado e delegado de Polícia da Prefeitura de Quixeramobim (CE). Em 2 de maio de 1834, foi eleito para o Parlamento Nacional e lhe foi confiada a presidência da Comissão de Justiça Criminal. Em 1835, apresentou um projeto de lei para impedir o desembarque no Brasil de escravos vindos da África.
Mas como suas tentativas de melhorar o sistema judiciário não tiveram sucesso, ele renunciou ao cargo de juiz e mudou-se para Recife a fim de exercer a advocacia ao lado dos mais pobres. Em 1850, abandonou a carreira jurídica, retirou-se para a solidão e voltou a cultivar sua vocação inicial e, em 1853, foi ordenado sacerdote.
Foi-lhe confiada várias tarefas na diocese da Paraíba e durante a epidemia de cólera entregou-se sem reservas, tanto que o povo o chamava de “peregrino da caridade”. Fundou várias casas de acolhimento e assistência à saúde, educação cultural e moral, formação religiosa e profissionalizante nas regiões da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
No final de 1875, foi acometido por uma paralisia progressiva dos membros inferiores e faleceu em 19 de fevereiro de 1883. Foi reconhecido como venerável por sua existência exemplar, por ter vivido uma fé intensa, alimentada pela oração e pela Eucaristia.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *