Poucas e Boas
Namorando na Rede
Para alegria de milhões de casais e, mais ainda, dos comerciantes, na sexta-feira (12) celebrar-se-á mais um Dia dos Namorados.
Em passado recente o título em epígrafe indicava forte sinal de alerta para os pais e poderia motivar até um casamento às pressas. Hoje, a evolução dos costumes trouxe mais liberdade de aproximação e de conhecimento entre homem e mulher e algo mais. Possibilitou maior troca de experiências e passou a permitir que os pretendentes pudessem decidir com quem iria viver.
Mas ultimamente nem o namoro na rede (de pano), nem nas outras redes (as sociais) está despertando a atenção de muitos pais como deveria. Excetuando os mais conservadores e cuidadosos, os demais pais estão deixando a garotada simplesmente “deitar e rolar” nessas novas redes. E isso também pode terminar em algo bem desagradável. Repare só!
Com o advento dessa fantástica invenção – a internet, tornou-se possível a milhares de pessoas, jovens principalmente, conhecer outras e até procurar encontrar dentre elas o tão sonhado príncipe encantado. Facilitou, também, a vida de pessoas tímidas, introvertidas e/ou impossibilitadas de frequentar muitos lugares.
Por outro lado, figuram alguns inconvenientes ou perigos no relacionamento nas redes sociais, já que a internet permite que informações falsas sejam repassadas com extrema facilidade por pessoas mal-intencionadas e de má fé. E o risco aumenta ainda mais quando há numa das pontas um adolescente desavisado, que ingenuamente “escancara” sua intimidade e até chega a repassar dados familiares importantes.
Segundo especialistas, 80% das pessoas fazem mau uso das redes sociais nos relacionamentos amorosos. A maioria mente, exagera ou omite as verdadeiras informações, sendo praticamente impossível detectar quem faz isso, já que geralmente se trata de alguém totalmente estranho. Desse modo, muitos lobos em pele de cordeiros continuam fazendo suas vítimas, incluindo entre suas ações chantagens, furtos, roubos, sequestros e até assassinatos.
Apesar disso, não se pode dispensar e nem subutilizar a moderna tecnologia. Sem dúvida, a Internet foi uma das mais importantes invenções dos últimos tempos. Tem encurtado distâncias entre os homens; possibilita compartilhar seus conhecimentos e descobertas; trouxe inúmeros avanços e facilidades em todas as áreas, dentre outros benefícios. Por tudo isso, fica justificado que a internet é tecnologia do bem e para o bem da humanidade, diferentemente do que alguns fanáticos e incautos afirmam que seja do mal e a serviço dele. Só que é fácil derrubar tal afirmação, uma vez que quem é do mal e para ele trabalha é o homem mau, a mulher má, e não a tecnologia.
Não obstante que a internet aproxime os distantes e também distancie os próximos, sozinha ela é inofensiva, não faz nada: nem ajuda, nem ofende. Insisto: do mal é quem não sabe usá-la com inteligência, responsabilidade e racionalidade. Como consequência, desvia-se, assim, de direcioná-la para o Bem e a utiliza principalmente visando satisfazer seus instintos perversos e demoníacos.
Agora, voltando ao “namorar na rede” (de pano e na social), em ambos os casos e por mais que os pais confiem nos filhos é indispensável a vigilância, a supervisão do comportamento dos pombinhos. Na rede de pano é mais fácil fiscalizar, pois é visível dependendo de onde esteja a rede. Já no caso específico das redes sociais, é aconselhável que os pais monitorem a navegação de crianças e adolescentes, que utilizem filtros de busca, bloqueadores de aplicativos e configurações de controle. Além disso, se possível, que algumas vezes naveguem juntos, trocando ideias e experiências.
Para obter bom êxito nessa operação, evitar a invasão de intimidades é essencial. Mas munir-se de total confiança mútua para conversar aberta e francamente sobre todo assunto é o primeiro passo. Assim, atinge-se o principal e real objetivo da criação da internet. Por fim, use e abuse do diálogo aberto, sincero, respeitoso com os filhos, deixando claro para eles que quem ali está é quem mais lhe deseja o bem.
Àqueles que buscam namorado (a) na rede, uma responsável, segura e feliz navegação! Aos que irão escoltá-los, que não caiam na rede e terminem dormindo no ponto!
**********
Buuuuum!
Junho – Mês de fogueira, fogos de artifícios, comidas típicas, brincadeiras e de acidentes também. As fábricas legalizadas e, pior ainda, as clandestinas, além dos comerciantes continuam abarrotando seus depósitos. Em muitos casos a vulnerabilidade a acidente é flagrante. Que a prévia detecção disso e a tomada de providências sejam a meta principal dos órgãos de fiscalização. À população cabe fiscalizar e denunciar. Pena que muitos ficam inertes, ignorando que isso atesta cumplicidade. É fogo!
Viva São João!
Alok, Cláudia Leite, Forró Real, Raça Negra, Xand Avião e Zé Vaqueiro serão as principais atrações do São João de Sobral na Arena Aeroporto, durante o período de 26 de junho e 04 de julho. Além disso, haverá o XXIV Festival de Quadrilhas.
Oportunidade
É imprescindível os promoventes alertarem os artistas, em contrato, que se trata de evento caracterizado pela música e cultura juninas autênticas. Sem isso, será mais um festival de música sertaneja, rock, axê, funk e outras aberrações que nada tem a ver com a tradição da festa. Todos merecem respeito, mas cada um no tempo e local apropriados. Respeitem nosso São João!
Culpados?
Para mim, a culpa dessa invasão cultural é de muitos nordestinos que, por desconhecer sua cultura e seus talentos, tornam-se presas fáceis de culturas e de artistas de qualidade duvidosa. Já os governantes, além de subestimarem ou até mesmo ignorarem a cultura e os valores da região, são facilmente manipulados por empresários que visam unicamente o dinheiro. Por último, debite ao artista que topa tudo por dinheiro, incluindo atuar numa ‘praia’ que não é a sua. Mas isso é até compreensível, pois não há delimitação legal de espaço para se trabalhar.
Fazer o quê?
Difundir mais a cultura nordestina e, no caso aqui enfocado, o autêntico e tradicional São João, principalmente entre crianças, jovens e adolescentes. Exigir de prefeitos e governadores mais respeito e o incentivo às nossas tradições culturais. E à população: estimular e incentivar mais os artistas nordestinos, com a presença e o aplauso.
Contra-ataque
Com todo respeito aos músicos ‘paraquedistas’, que também são trabalhadores, o ideal nesse período seria a população, principalmente, valorizar mais os artistas da terra que já vivem e divulgam a festa junina e a música tradicional. E, mais radicalmente, boicotar, (mas boicotar, mesmo!) políticos, empresários e artistas cujas ações vão de encontro aos nossos valores e às nossas tradições. Enfim, o São João é nosso e deverá assim continuar! Defendê-lo é dever de todo bom nordestino.
E por que não?
Anualmente, astros nacionais, às vezes de baixa qualidade, arrastam milhões. Os locais continuam mendigando oportunidades. Quando convidados, têm direito apenas aos “trocados”, a raspa da gaveta. UMA DICA: Tentar inserir nesses contratos direito a curtas participações dos artistas locais nos shows. Para nossos talentos, além de uma oportunidade de divulgar seu trabalho, seria também garantir a necessária e merecida remuneração.
DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 – SOBRAL-CE ÁUDIO: https://www.radios.com.br/play/12869 ÁUDIOVÍDEO: https://www.facebook.com/educadoradonordestefm NO YOUTUBE: Rádio Educadora FM 107.5 Neste domingo (7), das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA com notícias, reportagens, curiosidades, música de boa qualidade. DESTAQUE: “ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS”. Participe 3611-1550 // 3611-2496 // Face book: Artemísio da Costa. UM DOMINGO ABENÇOADO E DIVERTIDO!
About The Author

