Tela do tablado do Altar-Mor da Catedral da Sé recebe restauração
Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
A tela do tablado do Altar-Mor da Catedral da Sé de Sobral, de autoria do pintor italiano O. Monacelli recebeu restauração e foi recolocada no altar da igreja. A imagem foi reinaugurada e recebeu benção do Bispo Diocesano na última quarta-feira (04), na ocasião da missa do Crisma e Benção dos Santos Óleos. O restauro foi efetuado, por iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição com revisão completa das suas condições físicas e de apresentação estética.
A obra de arte foi colocada em 1912 na Catedral da Sé e representa a pintura de Jesus entregando a chave da igreja a São Pedro. A tela estava na frente do camarim do retábulo do Altar-Mor do templo, encontrava-se, após ter sido restaurada, há mais de três anos presa a um chassis provisório, na sacristia da igreja. Devido ao estado de exposição da tela, a imagem sofreu danificações como sujidades superficiais, perdeu elasticidade e sofreu alguns descolamentos no reentelamento, que consiste em aderir um tecido protetor no verso da tela.
As lacunas de superfície da peça ainda não haviam sido integralmente reintegradas, posto que este procedimento devesse ter sido feito com a tela montada no seu local de fixação, bem como o envernizamento protetivo. O trabalho de completo restauro da pintura durou 20 dias e contou com Remoção do chassis provisório, limpeza mecânica, limpeza química, revisão do reentelamento, Grampeamento no chassis definitivo, obturação e nivelamento das lacunas, montagem da tela no retábulo, reintegração cromática das lacunas restantes e envernizamento protetivo. Atualmente a peça já pode ser vista completamente restaurada no seu altar de origem.