Municípios do Ceará terão Patrulhas da Maria da Penha para atender mulheres vítimas de violência

0

SERÃO BENEFICIADAS 4,5 MILHÕES DE MULHERES
O Governo do Estado lançou, na terça-feira (21), o Programa Ceará por Elas, uma série de políticas públicas para proteger as mulheres vítimas de violência, estimular o empreendedorismo feminino e a equidade de gênero em cargos públicos.
Veja as parcerias firmadas entre o Governo do Estado e as Prefeituras.

Segurança:
– Os municípios irão implementar equipamentos com estrutura adequada para atender mulheres em situação de violência;
– As guardas municipais contarão com Patrulhas da Maria da Penha;
– Também serão ofertadas cursos para que os profissionais da segurança pública e justiça atendam de forma especializada as vítimas de violências.
“O Estado entregará viaturas da Patrulha Maria da Penha, kits Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência), além de ofertar capacitação aos profissionais dos municípios, realizar consultorias, dentre outras. Aprimorar a base de dados da plataforma Athena será fundamental para elaboração e avaliação das políticas públicas”, explica a administração estadual.

Protagonismo feminino

– Criação ou implantação do plano municipal de políticas para as mulheres;
– Ampliação da participação feminina nos cargos de lideranças nas gestões municipais;
– Criação ou fortalecimento de Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e Conselho Municipal.

Empreendedorismo

– Serão desenvolvidos programas para a capacitação contínua de mulheres no mercado de trabalho, criadas salas da empreendedora, realizadas Feiras da Mulher Empreendedora e estímulo ao Ceará Credi Mulher.
O programa da Secretaria das Mulheres foi aderido pela Assembleia Legislativa; Tribunal de Justiça do Ceará; Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social; Ministério Público do Ceará e Defensoria Pública do Estado.

(Foto: Ilustração/Governo do Ceará)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *