Sobralense Alarico Mont’Alverne recebe o Título de Cidadão do Recife

0

O Vereador Alcides entrega o diploma ao homenageado Alarico que está ladeado por suas filhas, Germana e Suzana.

O Título de Cidadão do Recife foi entregue ao Dr. Alarico Antônio Frota Mont’Alverne, na quinta-feira (31/08), em cerimônia, promovida pela Câmara Municipal do Recife, realizada no plenário da Casa, por iniciativa do Vereador Alcides Cardoso (PSDB) que apresentou o Requerimento N° 4.369/2023, transformado no Decreto Legislativo N° 1.022/2022. O vereador Felipe Alecrim (PSC) presidiu a reunião solene.
A mesa de honra do evento foi composta por Alarico Mont’Alverne pelos vereadores Alcides Cardoso e Felipe Alecrim; pelo Deputado Estadual Antônio Moraes (PP); pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Gustavo Massa; pelo presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Pernambuco, José Ricardo Diniz; e pelo gerente regional da Agência Nacional de Mineração de Pernambuco (ANM), Marcos Holanda.
Para o Vereador Alcides Cardoso, a entrega do Título de Cidadão do Recife a Alarico Frota Mont’Alverne confirmou a relevância social do homenageado e de sua trajetória. “Doutor Alarico é um geólogo reconhecido no Brasil e um impulsionador da educação aqui no Recife. Tem mais de 40 anos na área da educação e fez a vida dele inteira no Recife. A Casa, hoje, dá um título merecidíssimo a uma pessoa renomada tanto no país, quanto no Estado, quanto aqui na nossa cidade”.
Após o discurso de saudação feito pelo proponente do título, Vereador Alcides Cardoso, este fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, ao geólogo Alarico Mont’Alverne.
O coral do Colégio Equipe fez uma apresentação musical e, em seguida, o mais novo cidadão recifense, fez o discurso de agradecimentos. “Estou muito feliz e agradeço penhoradamente ao Vereador Alcides Cardoso. É com muita emoção e grande contentamento que recebo este Título. Para mim este laurel é o símbolo da dedicação que eu tenho por esta terra e pelo amor que tenho ao povo do Recife”.
Natural de Sobral, o homenageado, Alarico Antônio Frota Mont’Alverne, pertence a tradicionais famílias da Princesa do Norte. É filho do representante comercial Antônio Edward Mendes Mont’Alverne, “homem honrado, severo e exemplar como ser humano, legou-nos o amor ao trabalho, a responsabilidade nas execuções das diversas atividades laborais e a dedicação à família”, nas palavras do próprio homenageado, e da educadora Maria Yêdda Frota Mont’Alverne definida por Alarico como um “farol, luz a nos guiar os passos na formação integral como seres humanos, a partir do exemplo e da dedicação materna sempre presentes e referência em educação na cidade”.
Alarico Mont’Alverne fez seus estudos iniciais em Sobral e, em 1954, ingressou no Seminário São José, da Betânia, em Sobral, onde adquiriu uma sólida formação humanística. Nos anos 1960, mudou-se para o Recife. Bacharel em Filosofia, graduou-se em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez sua vida pessoal e profissional naquela metrópole. Em 1982, pelo Centro de Tecnologia da UFPE, concluiu o Mestrado em Geologia Sedimentar e, em 2020, o Curso de Pedagogia pela Faculdade FACESE, em Curitiba – PR.
Na sua trajetória, dedicou 46 anos ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), com especial atuação na busca mananciais de água, em projetos de locação e perfuração de poços para captação sistêmica de água subterrânea nos estados do Nordeste brasileiro, além de ter sido conselheiro do Conselho Regional de Engenharia Agronomia – CREA-PE e de várias entidades da área, presidindo a Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP).
Em 1979, fundou o Colégio Equipe, com Florance Mary Ferreira Mont’Alverne (sua primeira esposa, de saudosa memória, com quem teve duas filhas: Germana, médica; Suzana, jornalista e educadora), Armando, Ana Margarida, Tereza e Genilson. Em suas próprias palavras o Colégio Equipe é “pautado em princípios e valores que trazem como ideário a educação integral do indivíduo, levando-o a desenvolver o aprender a aprender, o aprender partilhado, o aprender refletindo, o aprender convivendo, o aprender descobrindo, o aprender criando, o aprender exercitando o trabalho em equipe e a consciência ambiental”.
Por sua carreira, recebeu diversas honrarias – desde 2011, é Cidadão de Pernambuco, com Título declarado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). Em Sobral é imortal da Academia Sobralense de Estudos e Letras e é presença frequente em todos os acontecimentos sociais importantes de nossa terra e eventos familiares.
Alarico destacou em seu discurso: “sou casado com a sobralense, Glória Giovana Saboya Mont’Alverne, Professora Emérita da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco, escritora e membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral (IHGS)”.
Sobre Sobral o novo cidadão do Recife destacou em seu discurso: “Hoje, Sobral é o maior centro industrial, comercial, cultural, médico, hospitalar e educacional da região norte do estado, atingindo o status de ‘Cidade Universitária’, por agregar Universidades Públicas e Privadas além de diversos Cursos Superiores, que fazem da cidade polo Hegemônico Educacional Cearense, sempre ocupando posições de vanguarda”.
Nas conclusões de seu discurso, o homenageado agradeceu “a Deus pela vida e pelas oportunidades que me concedeu, e a todos os queridos familiares, esposa, filhas, genros, netos, cunhados, sobrinhos, irmãos maçons, amigos e integrantes da Diretoria, Coordenadores, Psicólogos, Professores e Funcionários do Colégio Equipe, pelo constante incentivo na faina diária e pela presença neste ato solene. Deus nos guarde sob Seu Manto Sagrado.”
Entre as mensagens enviadas destacam-se as do Prefeito do Recife, Dr. João Campos, da Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Profa. Dra. Izabelle Mont’Alverne Napoleao Albuquerque que destacou: “Com grande alegria saúdo o mais novo cidadão Recifense, destacando sua vida, dedicada a educação e formação do povo de Recife! Título mais que merecido, por sua dedicação e competência”; da Presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), Profa. Dra. Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira, afirmando que “O Professor Alarico Antônio Frota Mont’Alverne é merecedor da honraria por seu trabalho, dedicação e amor à terra e ao povo recifense, atuando na área educacional e no labor da geologia. Em nome do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), parabenizo ao Professor Alarico Antônio Frota Mont´Alverne e reitero a oportunidade e justeza da homenagem. Sobral, sua terra natal, rejubila-se por seu filho dileto ser, agora, cidadão do Recife” e do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral, Prof. Dr. José Luís Lira que apresentou em seu nome e no do IHGS “as mais sinceras congratulações ao Legislativo Recifense, pela aprovação e solenidade, e ao Vereador Alcides Cardoso, pela iniciativa, e ao agraciado, Dr. Alarico Mont’Alverne, pela distinção muito merecida, por seus incontáveis méritos”.
Ao final, o Presidente da solenidade, Vereador Felipe Alecrim fez as suas considerações finais e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *